Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entre o Aqui e o Ali..

A vida faz-nos querer estar em muitos sítios. Ansiamos por amanhã mas desejamos ser ainda ontem.. Queremos ficar aqui mas ao mesmo tempo que sonhamos já estar ali... É a incerteza que nos conduz pela estrada, cheia de curvas, até ao futuro!!

Entre o Aqui e o Ali..

A vida faz-nos querer estar em muitos sítios. Ansiamos por amanhã mas desejamos ser ainda ontem.. Queremos ficar aqui mas ao mesmo tempo que sonhamos já estar ali... É a incerteza que nos conduz pela estrada, cheia de curvas, até ao futuro!!

Tunísia..

Regressei da Tunísia com um sentimento estranho. Parece que num todo, não chegou para nada.. Vim das férias mais que cansada e com a sensação de não querer voltar.. Mas consigo atribuir este sentimento a uma causa específica: depois de um México exuberante e fantasticamente viciante, é difícil encontrarmos na Tunísia algo que nos encha as medidas.

 

Como dizia alguém (e até eu própria) a Tunísia é um país bem diferente, com culturas diferentes e comportamentos diferentes. Pessoas que não sabem o que são sacos plásticos (o pão era levado por um habitante que vagueava pelo passeio, debaixo dos sovacos... Não querendo tecer mais comentários sobre este aspecto, só de reflectir que a palavra "banho" era um pouco estranha para eles, facto justificável só pelo cheiro nauseabundo que os acompanhava.. Agora imaginem o estado do pão...), que têm uma simpatia um tanto ou quanto falsa (apenas e enquanto lhes é dado uma gorjeta), que conhecem o Figo, Cristiano Ronaldo, mas também a Catarina Furtado, a Marisa Cruz e até a Carolina Patrocínio (onde será que eles foram descobrir isto). São pessoas bastante persistentes com os turistas, mas não creio que sejam pessoas perigosas. Já sabem é a história toda, e temos de estar sempre de olho aberto.

 

O hotel era muito bom. Um Riu Palace Hammamet Marhaba não poderia desiludir, mas a realidade é que não teve o impacto que esperava. A comida para mim foi um pequeno problema, se não fosse a melancia, os crepes de chocolate e os gelados... Todo a outra comida, mesmo que de carácter internacional, tinha um sabor a determinado condimento (desconheço qual) que tornava quase todos os pratos iguais.A massa sabia ao mesmo do arroz, o arroz sabia ao mesmo das batatas assadas, e por aí adiante.

A piscina estava quase sempre vazia, e em volta dela muito se via pessoas mais velhas, algumas com filhos e outras com netos, mas não com aquela "genica" que os portugueses apresentam em tanto lado. A envolvência em termos de espaços é muito agradável: muita relva, muitas palmeiras; pontes e rios criados; castelos. A praia era bastante agradável, não fosse a chuva ter trazido as ondas e as algas que começaram a invadir o nosso espaço.

 

A Tunísia acabou por me deixar um vazio. A viagem de 28H de autocarro foi o bastante para me limitar na visita a qualquer outra localidade. Apesar de durante todas estas horas termos visto Oásis surgidos no meio do nada, junto de uma das maiores cadeias de montanhas que os separam da Argélia (e segundo eles, onde foi gravado a Guerra das Estrelas); passeado de charrete (15 minutos se tanto); visitado o maior templo do norte de África em El Jem; conhecido o maior lago salgado que neste momento está seco (culpa? terramotos que levam montanhas a fecharem as entradas do mar, sendo que a única água que perdura ali será a das chuvas abundantes de inverno); e por fim ter um cheirinho a deserto (só cheiro mesmo, porque acredito que o deserto a sério ainda estava um pouco longe) onde podemos andar nos nossos amigos camelos.

 

Mas algo trago de lá: só podemos falar no fim de conhecer.E descobrir sitios novos, culturas novas, opções religiosas diferentes acaba por nos henriquecer. Trouxe mais diversidade na minha bagagem. As férias souberam a muito pouco. O descanso não foi o suficiente.

 

Ficam algumas fotos de um sitio que considero que todos devíamos visitar, desde que nenhum de vós vá com as expectativas tão altas como as minhas; pois podemos ter alguma desilusão. Contudo, foi bom lá ter ido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 comentários

Comentar post